Quarentena gamer: 8 jogos grátis para aproveitar durante o surto de coronavírus

Oficialmente declarado uma pandemia na última quarta-feira (11) pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o coronavírus responsável pela doença COVID-19 já tem afetado de forma drástica o cotidiano de pessoas e comunidades ao redor do mundo.

Na tentativa de limitar novas possibilidades de contágio, países como a Itália já restringiram o trânsito de seus cidadãos, decretaram o fechamento de serviços não essenciais e proibiram aglomerações de pessoas. De forma semelhante, empresas em diferentes regiões do mundo já adotam iniciativas como home-office para evitar que seus funcionários tenham que se deslocar.

Na prática, isso tem deixado muita gente dentro de casa – o que, como seria de se esperar, aumento consideravelmente o consumo de games nos últimos dias. Só neste final de semana, a Valve bateu dois novos recordes: a plataforma Steam registrou um pico de 20,297,735 usuários simultâneos online, maior número já registrado nos 16 anos de existência do serviço.

Com 647 casos confirmados em 19 de março, o surto de coronavírus no Brasil não chegou ao estágio de países como Itália, Irã ou Estados Unidos, mas a tendência é que medidas de isolamento sejam tomadas para reduzir a circulação do vírus. Se esse for o caso, confira abaixo uma lista com 18 ótimos jogos gratuitos para você passar o tempo sem precisar sair de casa:

Call of Duty: Warzone

Imagem

PlayStation 4, Xbox One e PC

Lançado nesta semana, o modo battle royale de Call of Duty: Modern Warfare foi um sucesso praticamente instantâneo entre entusiastas do gênero: em apenas três dias, o modo chegou a 15 milhões de jogadores.

Diferente de Modern Warfare, jogo completo e pago, Warzone foi liberado gratuitamente pela Infinity Ward traz não um, mas dois modos diferentes de jogo, ambos em trios: Battle Royale e Pilhagem. Vale o investimento (que é nenhum) para quem quer experimentar um pouco de um dos maiores jogos AAA de tiro da atualidade.

Download:

  1. PlayStation 4
  2. Xbox One
  3. PC


Fortnite

Imagem

PlayStation 4, Xbox One, PC, iPhone e Android

É impossível fazer uma lista de jogos online gratuitos sem citar Fortnite, um dos grandes fenômenos desta geração e um dos principais responsáveis por massificar o gênero Battle Royale.

Sua fórmula é simples: 100 jogadores caem sobre um mapa recheado de armas e equipamentos, e devem se enfrentar até um único sobrevivente restar.

A produtora Epic Games, no entanto, atualiza e refina a fórmula de Fortnite constantemente, o que significa que novos conteúdos, modos de jogo e itens cosméticos estão sempre chegando – ou seja, qualquer hora é uma boa hora para começar a explorá-lo.

Download:

  1. PlayStation 4
  2. Xbox One
  3. PC
  4. iPhone
  5. Android


Dota 2

Imagem

PC

Saindo do universo de battle royales e entrando no MOBA, Dota 2 é uma alternativa certeira para quem busca um jogo que exige coordenação em equipe e alto desafio.

Herdeiro do clássico mod de Warcraft III, Dota 2 não é exatamente receptivo para novos jogadores, com jogabilidade complexa e centenas de combinações possíveis de personagens, mas é compensado por uma comunidade ativa que produziu uma enxurrada de guias e conteúdos para iniciantes. Só basta a coragem para começar.

Download:

  1. PC


League of Legends

Imagem

PC

Outro grande representante do gênero MOBA, League of Legends leva a vantagem de ser ligeiramente mais receptivo que o rival. Não atoa, o jogo da Riot Games é consideravelmente maior em termos de jogadores.

Mas não se engane: LoL oferece um desafio tático e estratégico tão envolvente quanto Dota 2, recheado de personagens diferentes que vivem sendo ajustados e modificados pela produtora do game.

Enquanto Valorant não chega, League of Legends segue sendo a melhor introdução disponível ao universo da Riot.

Download:

  1. PC


Path of Exile

Imagem

PlayStation 4, Xbox One e PC

Para fãs da série Diablo, Path of Exile é uma ótima alternativa gratuita à clássica franquia de RPGs da Blizzard.

Com mecânicas complexas de criação de itens e árvores de habilidade extensas, o jogo oferece múltiplas possibilidades para jogadores que gostam de investir horas e horas em seus personagens, explorando cenários de fantasia e caçando tesouros e criaturas monstruosas.

Vale ressaltar que a produtora Grinding Gear Games acabou de liberar a atualização Delirium para a versão de PC de Path of Exile, que traz ainda mais habilidades, itens e inimigos ao jogo. Ótima oportunidade para começar a explorar esse universo.

Download:

  1. PlayStation 4
  2. Xbox One
  3. PC


Dauntless

Imagem

PlayStation 4, Xbox One, Switch e PC

Lançado no ano passado, Dauntless busca adaptar o bem-sucedida jogabilidade da série Monster Hunter para um modelo free-to-play online.

Bem mais acessível do que a série de ação da Capcom, o game da Phoenix Labs coloca o jogador na pele de um caçador de monstros que busca eliminar alvos cada ve mais poderosos para conquistar equipamentos melhores.

Para completar o pacote, o jogo conta com um multiplayer cross play que permite que jogadores de diferentes plataformas participem das mesmas batalhas.

Download:

  1. PlayStation 4
  2. Xbox One
  3. PC


Counter-Strike: Global Offensive


PC

Lançado em 2012 para PlayStation 3, Xbox 360 e PC, Counter-Strike: Global Offensive dispensa apresentações: sua fórmula é essencialmente a mesma do jogo original da série Counter-Strike, só que adaptado para o cenário competitivo moderno.

O grande trunfo do game, e o motivo pelo qual ele continua batendo recordes de jogadores simultâneos após oito anos, é o fato de que a Valve tornou CS:GO gratuito no final de 2018.

A decisão chegou a ser criticada por jogadores de longa data do título, mas expandiu sua base consideravelmente e deu nova vida ao shooter em primeira pessoa.

Download:

  1. PC


Apex Legends

Imagem

[align=justify]PlayStation 4, Xbox One, PC

Mais uma boa opção do gênero Battle Royale, Apex Legends foi lançado no ano passado pela Respawn Entertainment e chegou a bater de frente com Fortnite em popularidade.

Ambientado no universo de Titanfall, o jogo conta com um modo em que trios de personagens se enfrentam em uma extensa arena.

O jogo também se diferencia de Fortnite por ter personagens fixos para jogadores, ao melhor estilo Overwatch, ao invés de personagens genéricos customizáveis.

Download:

  1. PlayStation 4
  2. Xbox One
  3. PC

Comentários

20 Mar, 2020 - 16:51

5560 Views

Comentários