8.0
Análise de Team Sonic Racing de Tribo Gamer

Sonic e companhia, juntos num jogo de corridas divertido e focado em equipes.

Já se passaram quase sete anos desde que estivemos ao volante com Sonic e companhia, nessa altura com o excelente Sonic & All-Stars Racing Transformed. Team Sonic Racing é o ressuscitar dessa série, desta vez com uma influência ainda mais evidente de Mario Kart. O foco não passa por ser o mais rápido individualmente, mas por uma jogabilidade cooperativa em que serão as equipes mais coordenadas a ganhar corridas.

Team Adventure é o modo história disponível, e começa quando Sonic e amigos são convidados para participar numa série de corridas e desafios. O convite é feito pelo estranho DoDon Pa, e parece evidente que algo não está bem, mas a equipe de Sonic acaba por aceitar o convite com a promessa de "super-carros". É uma premissa um pouco simples, mas também não é isso que importa neste jogo. Mais chato é o fato da história ser contada através de imagens paradas. Percebemos que o orçamento para um jogo deste tipo não dava para mais, mas a realidade é que se torna difícil fazer uma ligação à história.

O modo aventura é composto por sete capítulos, e propõe que o jogador complete uma série de eventos marcados através de um sistema em grelha. Para passarem de capítulo precisam de conseguir determinado número de estrelas durante os eventos, que normalmente são compostos por corridas tradicionais, embora existam alguns desafios exclusivos deste modo. Entre eles está um desafio de destruição, cujo objetivo passa por destruir uma pista cheia de alvos, e um desafio de anéis, que têm de apanhar quando estão a derrapar. Cada evento inclui também vários objetivos secundários para o jogador completar, normalmente necessários para desbloquearem eventos escondidos.

As corridas dependem da pontuação de toda a equipe, não só de um participante, o que obriga a uma cooperação. Os membros de uma equipe podem trocar itens entre si, ajudar a recuperar de choques, e até passar o turbo de um jogador para outro. Quando mais interações existem entre companheiros de uma equipe, mais enche uma barra de "ultimate", que oferece um aumento de velocidade e vulnerabilidade aos participantes quando está cheia. Ou seja, jogar em equipe é bem mais importante que chegar primeiro.

Cada personagem tem a sua especialidade, que pode ser velocidade, poder, ou técnica. Cada uma destas categorias é melhor num campo que nos outros, e são indicadas para desafios diferentes. Isto, aliado ao foco em trabalho de equipe, acrescenta um certo lado tático ao jogo, e também oferece maior tensão do que é normal num título deste gênero.

O maior problema, na nossa opinião, está no elenco de personagens, que era vastamente superior em All-Stars Racing. Esse jogo permita jogar com vários ícones da própria Sega, enquanto que Team Sonic Racing inclui exclusivamente personagens ligadas a Sonic. Isto obrigou a incluir uma série de personagens pouco conhecidas e sem interesse, como Zavok, de Sonic: Lost World, o que é um claro recuo em relação ao jogo anterior. Ao todo são 15 pilotos, mas apenas alguns são verdadeiramente interessantes.

Imagem

O jogo inclui um total de 21 pistas, onde estão algumas das favoritas de All-Stars, como Whale Lagoon e Pinball Highway. Toda as pistas são um presente para a vista, com cores vivas, temas específicos, e mecânicas individuais retiradas de várias aventuras de Sonic. Em Mother's Canyon é preciso evitar serras rotativas, e em Haunted Castle têm de circular machados e peças de um enorme relógio, por exemplo.

O sistema de personalização dos veículos foi expandido consideravelmente desde o jogo anterior, e inclui agora uma série de peças para melhorar e afinar o seu desempenho. Cada evento que completam em Team Adventure garante créditos para o jogador, que depois podem usar numa máquina que oferece peças de desempenho e cosméticas aleatoriamente. Existem três elementos que podem alterar, nomeadamente frente, traseira, e pneus. Isto afeta elementos como turbo, defesa, e condução, entre outros parâmetros.

Além do modo Team Adventure, existe o multiplayer, offline e online. As corridas Grand Prix são essencialmente corridas tradicionais, mas também vão encontrar modos de contra-relógio, e exibição. Do que vimos, o matchmaking funciona bem e de forma simples, embora não tenha sido possível realmente testar a fundo este modo, já que o jogo ainda não estava disponível. Podem, contudo, escolher jogar como um indivíduo solitário ou como equipe, o que nos parece uma decisão acertada.

Com o excelente Mario Kart no mercado, e Crash Team Racing a se aproximar, Team Sonic Racing vai enfrentar concorrência de peso. Ainda assim, nos parece ter argumentos suficientes para lutar por uma posição no pódio, sobretudo para fãs de Sonic. É um jogo de corridas divertido, com mecânicas interessantes, e opções singleplayer e mulltiplayer, e como tal, uma escolha perfeitamente válida.

Imagem

Prós

  1. Foco na jogabilidade por equipes é interessante.
  2. Controles apurados.
  3. Tem muitas referências ao mundo de Sonic.


Contras

  1. Elenco pouco inspirado.
  2. Modo história podia estar mais desenvolvido.


Imagem

Fonte: Gamereactor

0 Comentários

19 Mai, 2019 - 00:28

2451 Views

8.0

Como você avalia o Team Sonic Racing?

0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Escrever Análise

Comentários